Sobre o uso de adesivos refletivos

COMUNICADO – BR MOTORSPORT
CNPJ: 08.383.758/0001-68

A BR Motorsport, importadora e distribuidora oficial da marca AGV no Brasil, comunica aos seus clientes e consumidores que, em conformidade com a Resolução 203 de 29/09/2006 do CONTRAN, passou a ser obrigação da empresa vendedora de capacetes a prévia fixação dos adesivos refletivos mencionados na norma de trânsito, o que sempre foi rigorosamente cumprido pela BR Motorsport. Embora seja improvável, existe a possibilidade teórica de que ainda haja algum capacete novo no estoque de algum revendedor ou em uso pelo consumidor final. Assim, caso o consumidor venha a adquirir ou tenha adquirido qualquer CAPACETE AGV sem a fixação dos adesivos refletivos, fica desde já convocado a entrar em contato com a sede da BR Motorsport, na Alameda Tocantins, nº 764, ou pelo telefone (11) 2666-2999, ou ainda, pelo e-mail sac@brms.com.br, para que os adesivos que acompanham os capacetes vendidos antes de setembro de 2006 sejam fixados e/ou fornecidos para adequação à lei.

Por que escolher a AGV?

Por que escolher os capacetes AGV?

Os capacetes AGV são desenvolvidos a partir da experiência e do profissionalismo que adquirimos ao longo de muitos anos de atividades. Desde 1947, de fato, estamos empenhados em desenvolver e construir capacetes que garantam a máxima segurança a quem os utiliza, partindo sempre dos testes mais rigorosos, como as competições esportivas. São testemunhas os numerosos e importantes pilotos, como Giacomo Agostini, Franco Uncini, Wayne Rainey, Troy Corser, Loris Capirossi, Max Biaggi e Valentino Rossi, que durante anos escolheram usar capacetes AGV. Design preciso, atenção na escolha dos materiais, soluções e tecnologias inovadoras estão em nosso DNA. Seja para uso cotidiano ou esportivo, procuramos proporcionar conforto de alto nível para que sinta-se seguro e à vontade em todas as situações de pilotagem.

Dúvidas sobre o capacete

Meu capacete faz barulho de vento. O que fazer?

Há casos em que pode haver ruído por conta da aerodinâmica do casco que, em choque com a velocidade do vento, ocasiona infiltrações de ar inerentes aos capacetes do mercado com tais características. Uma forma de minimizá-lo é verificar se a viseira se encaixa adequadamente ao ser fechada, de maneira a minimizar qualquer ação externa. Quando se atinge uma velocidade mais alta, qualquer capacete emite algum tipo de ruído, alguns mais, outros menos, sobretudo aqueles de alta performance, pois propositalmente precisam manter algumas regiões da cabeça ventiladas, por conta do calor excessivo do motor da moto, do asfalto, entre outros fatores.

A viseira do meu capacete embaça. O que fazer?

O embaçamento da viseira é comum, sobretudo nos períodos de inverno, porque o ar frio externo, combinado com o ar quente de dentro do capacete, geram o vapor que ocasiona esse fenômeno. Para minimizar essa ocorrência, mantenha todas as entradas de ar do seu capacete abertas, e utilize sempre a narigueira.
Não recomendamos a aplicação de detergentes na viseira, porque, em geral, esses produtos são ácidos ou alcalinos, e podem comprometer a película que a protege contra abrasão. Quanto aos antiembaçantes, não comprovamos a eficiência destes, portanto também não são indicados.

Na seção de Produtos, consulte modelos AGV com viseira com tratamento antiembaçante e/ou opção com Pinlock.

Qual a diferença entre o capacete desenvolvido em ABS, em fibra de carbono e fibra de vidro?

ABS é o conjunto de polímeros chamados de acrilonitrila, butadieno e estireno. Em termos gerais, é muito superior ao poliestireno, e é recomendado para utilização urbana.
Já os de fibra de carbono ou fibra de vidro possuem componentes que tornam o capacete mais leve e ainda mais eficiente em termos de minimização de impactos. São ideais para utilização em estradas e para a prática de pilotagem esportiva.

Qual a diferença entre o engate micrométrico e o em Duplo D da cinta jugular?

O engate micrométrico é mais prático e rápido, muito utilizado em capacetes para utilização urbana. Porém, o de engate Duplo D, embora não seja o preferido em termos de praticidade, é ainda mais seguro, sendo este muito utilizado em capacetes para pilotagens de alta performance.

Posso remover a bavete do meu capacete?

A bavete faz parte dos componentes de proteção e conforto internos, localizada na região do queixo. Sua remoção não é recomendada, pois ela auxilia no gerenciamento correto da ventilação do seu capacete.

Qual é o procedimento de limpeza e manutenção de meu capacete?

Casco: Para conservação e limpeza, lavar somente com sabão neutro e água, deixando secar à temperatura ambiente. No caso do casco, poderá, ainda, ser utilizada cera automotiva com o auxilio de uma flanela.

Forração removível: Esta característica de forração removível significa que o forro pode ser retirado para limpeza. A forração inteira, incluindo suas laterais podem ser lavadas à mão, com sabão neutro, e deixadas para secar à sombra.
Os revestimentos laterais (bochechas) desencaixam-se e encaixam-se facilmente através dos botões de pressão fixado no interior da forração e pelo lado interno das laterais – puxe-as e retire-as passando sua cinta jugular pelo orifício interno da lateral;
Puxe a forração pela parte dianteira e depois a traseira, soltando as presilhas redondas que se encontram na extremidade superior interior.
Para recolocar, siga o procedimento contrário, encaixando as presilhas deixando a forração bem afixada junto ao isopor do capacete.

Atenção:
Não use máquina de lavar ou secadora, pois podem danificar permanentemente os painéis traseiros e encaixes, tornando-os inutilizáveis.

Meu capacete caiu, o que devo fazer?

O capacete é desenhado para absorver o impacto através da destruição parcial da calota e dos componentes internos. Apesar do capacete não apresentar danos visíveis, recomendamos que o substitua caso tenha sofrido uma queda, mesmo que leve.

Como funciona o sistema de proteção dos capacetes?
Os capacetes AGV foram projetados para protegê-lo. Por suas características, parte da energia proveniente do impacto é absorvida por seus componentes, como poliestireno expandido interno (isopor), dispersando-se sobre a superfície maior do casco externo, que sofrerá destruição parcial ou total de seus componentes. Isso não é nenhum sinal de defeito, mas uma prova de que o capacete cumpriu sua função, absorvendo o choque e protegendo sua cabeça. Este capacete deve ser substituído sempre que sofrer algum tipo de impacto, mesmo que leve.

Atenção:
Nenhum capacete irá proteger o usuário de todos os possíveis acidentes. Por isso, dirija com todo cuidado, respeitando as leis de trânsito e sinalização.

Os capacetes AGV cumprem as exigências do mercado brasileiro?

Todos os capacetes são homologados pelo INMETRO, e seguem todos os padrões de exigência das normas de trânsito: NBR 7471 – Capacete para condutores e passageiros de motocicletas e similares.

Como escolher o capacete ideal?

Para garantir o máximo de segurança, é importante que seu capacete esteja bem calçado, com conforto, ou seja: não deve estar muito “largo”, pois ficará movendo-se livremente em sua cabeça, caindo sobre os olhos, prejudicando a visão, como poderá girar lateralmente durante a pilotagem.
Assegure-se de sempre que os sistemas de retenção “engate rápido” estejam corretamente enlaçados e firmes de modo a manter o capacete fixo em sua cabeça. Em caso de dúvida, antes de sair com a motocicleta, revise e assegure-se que o sistema de retenção esteja bem firme. Tal atitude visa evitar que no caso de um acidente, onde o capacete estará recebendo impacto de todos os lados e de diversas direções, que alguns desses impactos façam com que o capacete saia de sua cabeça.

O capacete deverá permitir o uso de óculo corretivo ou de sol, a viseira não deverá elevar-se acima do plano horizontal. Deverá estar fixada firmemente para dar proteção facial efetiva. A borda traseira “posterior” do capacete não deverá entrar em contato com as vertebras cervicais quando o usuário oscilar a cabeça pendendo a mesma para trás.
Se o tamanho estiver correto, permaneça com o capacete por alguns minutos e verifique se não sente dor nas zonas de pressão. Se estiver indeciso, repita as várias fases até ter certeza de que é o capacete ideal. Em caso de dúvida e em condições de igual conforto entre dois tamanhos, escolha sempre o tamanho menor.

Como prolongar a vida útil do meu capacete?

Não aproximar seu capacete de fontes de calor (temperaturas acima de 60ºC) como escapamento da motocicleta, lâmpadas acesas do tipo spot, dicroicas ou incandescentes, bem como evitar a exposição prolongada da exposição ao sol, ou dentro do automóvel fechado, isto pode causar a deformação da superfície do produto, acarretando a perda de garantia do seu capacete.
Não realizar modificação no casco do capacete por conta própria.
Não reformar o capacete com tintas ou adesivos.
Não utilizar para a limpeza de seu capacete: gasolina, hidrocarbonetos, solventes ou outros produtos químicos.

Selo do Inmetro

Comprei um capacete AGV no exterior, posso obter o selo do INMETRO?

Nenhum selo de INMETRO pode ser adquirido de maneira avulsa, todos os produtos importados pela BR Motorsport passam pelo processo de homologação, somente desta forma é possível adquirir a certificação do INMETRO. O Selo de INMETRO é como se fosse à certidão de nascimento do capacete, ou seja, cada selo está atrelado ao modelo de casco, grafismo, tamanho e também ao importador oficial, garantindo ao consumidor todo tipo de assistência dentro do tempo hábil e reposições de peças e acessórios desde que seja um modelo comercializado e que não esteja fora de linha. Ao adquirir um produto fora do país, além de não poder ter o certificado do INMETRO, também não poderá usufruir da garantia do distribuidor caso o capacete venha a apresentar algum problema ou defeito. Além disso, corre o risco de ser multado pela falta do Selo.

Teste SHARP

O que é SHARP?

O programa SHARP (Safety Helmet and Assessment Rating Programme – Programa de avaliação da segurança dos capacetes) teve início em 2007 pelo Departamento de Transporte do Reino Unido, cujo objetivo é proporcionar a todos os motociclistas uma classificação de segurança absolutamente independente aos capacetes disponíveis no mercado do Reino Unido. A avaliação SHARP classifica os capacetes de 1 (mínimo) a 5 (máximo) estrelas, com base em uma série de testes de laboratório. Para mais informações visite o site http://sharp.direct.gov.uk

SHARP é uma alternativa de homologação?

O SHARP deve ser considerado como um complemento à homologação e não como uma alternativa. O SHARP, de fato, não tem como objetivo substituir homologação de nenhum país, mas sim permitir aos consumidores saberem mais em termos de segurança do modelo que está prestes a comprar. Qualquer um pode julgar a beleza dos gráficos, o formato do capacete, o conforto ou a qualidade do produto, mas o SHARP vai além, fornece uma avaliação criteriosa dos itens de segurança em caso acidente.

Por que SHARP é confiável?

As avaliações SHARP são controladas por uma entidade independente e pública, o Ministério dos Transportes do Reino Unido. Os ensaios são realizados em laboratórios certificados e os resultados são publicados no site para que todos vejam. A amostragem de capacetes é adquirida diretamente nas lojas e são pagos pelo ministério britânico de transporte, sem aviso prévio aos fabricantes. Desta forma é possível determinar o real nível de segurança dos capacetes disponíveis para o consumidor.

Garantia

Como funciona o processo de garantia do AGV?

Todos os capacetes AGV estão cobertos pela garantia contra defeito de fabricação, durante o prazo de 6 (seis) meses contados a partir da data de emissão da Nota Fiscal de Venda. Portanto, a nota fiscal é imprescindível para o atendimento.

Você deverá entrar em contato por meio do formulário “Fale Conosco”, informando a data de compra, o número do selo do INMETRO e a especificação do defeito.

O prazo máximo para resolução dos reparos é de 30 (trinta)* dias a partir da data de recebimento do mesmo pela importadora.

A garantia não é válida se os defeitos forem devido a:

  • desgaste de uso;
  • queda ou abrasão;
  • danos causados por mau uso;
  • intervenção;
  • negligência ou falta de cuidado;
  • no caso de consertos e/ou alterações efetuadas por pessoas não autorizadas.

Para agilizar seu atendimento junto a garantia, clique no modelo do seu capacete e verifique que peça apresentou problema.

AX-8 Dual Evo | Blade | Compact/Numo | Corsa/Pista GP | K-3 | K-3 SV

Para maiores informações entre em contato com a Garantia
Horário De Atendimento: 10h às 16h de segunda a sexta-feira.
E-mails de contato: sac@brms.com.br ou sac1@brms.com.br

IMPORTANTE: A BR Motorsport, importadora oficial da AGV no Brasil, presta garantia apenas para capacetes adquiridos em território nacional e que possuam o selo do INMETRO. Não serão aceitos capacetes AGV importados de outros países. * Este é o prazo máximo estipulado pelo Código de Defesa Consumidor, ainda sim, nosso objetivo é antecipar ao máximo a resolução da garantia.

Onde comprar?

Onde comprar os capacetes AGV em minha região?

A relação dos revendedores oficiais da AGV está disponível em nossa página Onde Comprar. Antes de dirigir-se a uma das lojas, recomendamos que ligue para verificar a disponibilidade dos modelos, tamanhos e cores.

Minha cidade não possui lojas que trabalham com AGV.

Caso sua cidade não seja atendida na pesquisa, você pode adquirir o seu AGV através de uma loja virtual especializada. Faça a pesquisa fora de sua cidade, pesquisando apenas pelo estado. Entre os resultados que aparecerem, haverá lojas com sites, os quais você pode consultar.

As lojas da minha cidade trabalham com AGV, mas mesmo assim não encontro um modelo específico do capacete que preciso.

Caso não encontre o modelo de capacete sua preferência com o seu lojista, você pode solicitar para que ele faça um pedido conosco, a depender da disponibilidade em estoque.

Sou lojista e minha loja física não aparece na seção Onde Comprar.

Você pode nos encaminhar um e-mail solicitando a inclusão de sua loja física através do formulário Fale Conosco.

Sou lojista

Quero vender os capacetes AGV em minha loja, qual é o procedimento?

Preencha o formulário da página Fale Conosco, através da opção Departamento Comercial, ou entre em contato pelo telefone (11) 2666-2999. Seu contato será encaminhado ao representante de sua região para lhe fornecer todas as informações necessárias para ser um revendedor oficial AGV.

Como faço para conhecer os produtos AGV?

Todos os produtos estão expostos em nosso site, inclusive por meio de vídeos. Mas caso sinta a necessidade de vê-los fisicamente, você pode solicitar a visita de nosso representante, caso sua cidade tenha cobertura pelo mesmo.