Muito se fala no meio que, para escolher um bom capacete, é recomendável verificar se este foi testado pela SHARP e quantas estrelas ele possui. Mas afinal, o que é SHARP e como funciona esse teste?

 

A SHARP é um órgão governamental britânico que surgiu em 2007, com o objetivo de executar testes criteriosos de segurança nos mais diversos capacetes através de um sistema de avaliação independente, sem envolver os fabricantes.

 

Enquanto todos os capacetes têm de cumprir as normas mínimas de segurança, uma pesquisa da entidade mostrou que até 50 vidas de motociclistas poderiam ser salvas todos os anos se eles estivessem utilizando capacetes mais seguros. Desde então, a SHARP aplica testes rigorosos em capacetes e aplica um simples sistema de pontuação de até cinco estrelas, como forma de aconselhar os motociclistas, revelando as diferentes performances diante de determinadas simulações de impacto.

 

 

Ao todo são 32 ensaios de impacto em um modelo de capacete, em diferentes velocidades, antes da atribuição de uma classificação SHARP. Além disso, o órgão analisa estudos nacionais e internacionais de acidentes de trânsito, o que ajuda a selecionar os pontos de teste mais representativos do “mundo real”. Para garantir a validade da avaliação, os capacetes submetidos aos testes são adquiridos nas lojas, e não com os fabricantes.

 

AGV possui capacetes testados e aprovados

 


AGV Pista GP Pink Floyd

 

Alguns modelos de capacetes da AGV já foram submetidos aos testes da SHARP. Entre eles, estão os superesportivos Pista GP, de fibra de carbono, e Corsa, tricomposto, que receberam a nota máxima do órgão britânico. Isso significa que ambos estão na seleta galeria dos capacetes mais seguros do mundo, já que as 5 estrelas são as notas mais altas que um capacete pode receber. Os dois possuem conceitos revolucionários, que definem novos padrões de segurança, ergonomia e conforto, em que o processo de design começa a partir dos componentes que estão em contato direto com a cabeça até à parte externa.

 

O tradicional K-3 também foi testado


AGV K-3 Suzuka 02

 

Outro modelo da AGV recomendado pela SHARP é o famoso K-3, capacete urbano com a qualidade e a segurança oferecidas pela marca italiana. Desenvolvido com HIR-TH, uma resina termoplástica de alta resistência a impactos, ele foi certificado com 4 estrelas Sharp, o que é uma excelente nota para esta categoria de cascos.